A independência da América Latina


Prof. Leonardo Castro


Durante o século XIX, a América Latina sob o governo da coroa da Espanha iniciou o processo de independência dos diversos territórios.


Para as elites da América espanhola, representada pelos criollos (descendentes de espanhóis nascidos na América) o importante era romper com a metrópole monopolista, que lhes dificultava as transações mercantis, sobretudo com a Inglaterra.


O apoio inglês foi decisivo para a emancipação latino-americana, interessada na ampliação de mercados para seus produtos industrializados. Também a Doutrina Monroe, instituída pelos Estados Unidos, que se definiu na seguinte frase “A América para os americanos”, ajudou a consolidar a independência latino-americana, ao apoiar a guerra de libertação dos criollos.


Foi entre 1817 e 1825 que se processou a revolução vitoriosa que libertou a maioria dos países latino-americanos. Seus líderes foram Simon Bolívar e José de San Martín, que percorreram quase toda a América Latina.


Simon Bolivar, monumento de 1859, localizado na Praça do Congresso, Lima, Peru.

Bolivar, o Libertador, era um exemplo da elite criolla. A partir da Venezuela, partiu para o Peru e daí para o Sul, comandando a libertação da América Latina.


A Argentina proclamou sua independência em 1816, concretizando o processo com os êxitos militares de San Martín. A partir da Argentina, San Martín, comandando 5 mil homens no chamado Exército dos Andes, marchou para o Norte, libertando o Chile. Dirigindo-se para o Peru, principal centro de resistência espanhola, acompanhado pelo mercenário inglês Lord Cochrane, San Martín alcançou e libertou Lima.



Embora acabassem com o pacto colonial e obtivessem sua liberdade política, os novos Estados latinos assumiam uma nova forma de dependência econômica, agora com os interesses do desenvolvimento capitalista, sobretudo o inglês, fornecendo matérias-primas à Inglaterra e consumindo seus produtos manufaturados.

59 comentários:

  1. Muito bom! Ajudou bastante!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. oooo boom demaiiis
    me ajudooou em nadaa
    kkkkkkkkkkk
    mas vlw assim msm
    seus idiootaaass

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me ajudou se não te ajudou fica quieta e procura outro site

      Excluir
  3. jeny vai planta coquinho vai
    seu falta de cultura
    cresce e aprende
    seu nub

    ResponderExcluir
  4. Que resumo irado!!
    Adorei!
    Vlw mesmo!
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. concordo plenamente.
    td um bando de ignorantes q nao sabem de NADAAAAAAA.

    ResponderExcluir
  7. muito obrigado glr vlw mt foi mt bm mesmo flw

    ResponderExcluir
  8. gente ki grosseria isso tudo é nada mas nada menos do que valiozas culturas

    ResponderExcluir
  9. Aff
    falaw sério


    Se vocc é professor pq num escreve o baguio completo
    Vocc deve saber qe nenhum Professor de verdade vai aceita isso ¬¬

    Obrigada por nada

    ResponderExcluir
  10. AHHHH ME CHUPA SEUS OTARIOS......

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada , me ajudou muuito
    esses otarios ai qe não sabem de nada são tudu uns ignorantes

    ResponderExcluir
  13. não me ajudou em porcaria nenhuma. Se eu passo isso na aula eu levo um zero¬¬

    ResponderExcluir
  14. o q q esse bando de vadiu ta reclamando
    vai procura em livro se nao gostaram
    isso é só um resumo qrem conpleto vão em outro saite q vai da umas 15 folhas

    muito bom para o q foi feito
    valeu

    ResponderExcluir
  15. Essa DESGRAÇA num me ajudou em nadaa! ¬¬

    ResponderExcluir
  16. Me ajudou sim...
    bre...bre , já que vc falou tanto
    faz um resumo ai idiota rs'

    ResponderExcluir
  17. é isso ae o trabalho ta bein feitoo...

    se é um resumoo naum pode ser grande neah cabeçâo??

    enfimm ta otimooo e me serviu muitoo...
    vlw

    ResponderExcluir
  18. OSHALÁ; Que resumo bom =DDDDDDD kkkk' eu gosti. Parabéns pelo autor seu resumo me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  19. adorei resumo muito bom parabens! crissssssss

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. nossa!super incrivel ajudou muito

    ResponderExcluir
  22. horror naoajudou nada esse nao éo mesmo que se aprende na escola eu tirei 0000 com essa porcaria

    ResponderExcluir
  23. Obrigado amigo, ajudou muito. está bem resumido e detalhado, nota 10!

    ResponderExcluir
  24. CHUPAS TACAS DO CMBH KKKK

    LUIS F

    ResponderExcluir
  25. vcs falam que todo mundo é burro, são ignorantes mais se vcs fossem inteligentes ñ pesquisavam isso aqui. ja sabia de tudo pelo oq aprendeu na escola. esses baitolas q reclama vão tudim se lascar .

    ResponderExcluir
  26. isso ai me ajuda muito muito. gostei muito desse post!

    ResponderExcluir
  27. MUITA COISA ERRADA, MUITA INFORMAÇÃO FALTANDO E NEM FALA ESPECIFICANDO CADA PAÍS.

    OS OTÁRIOS QUE APROVAM, SÃO AQUELES QUE NÃO GOSTAM DE LER E PEGAM O RESUMO MAIS FÚTIL, INCOMPLETO E VAGABUNDO COMO FONTE ÚNICA...

    Brasil e seu povinho de merda !!!

    ResponderExcluir
  28. [corinthians]burro se é resumo não se detalha nada animal vo manda minha prof. de redação te da umas aulas

    Vlw bacana o resumo

    ResponderExcluir
  29. Valeu bastante pramim entender o que é e como ocorreu valeu sim .. Meu vcs ai em cima naum tem nadaa o que fazer naum em vez de tá falando palavrão vai fazer alguma coisa que prete !!!

    ResponderExcluir
  30. Toda letra é uma forma e oportunidade de conhecimento. Obrigado caro amigo. Toda frase bem pesquisada, é a conquista de um profundo contexto de informações. Se contetai com o pouco que Deus lhe colocará no muito. Não busque a ciência se vc ainda não conhece a personalidade ética.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. muito obgrigado me ajudou muito em meu trabalho

    ResponderExcluir
  33. me ajudoou bastantes essse idiotas nãáo entendem nada...

    ResponderExcluir
  34. Valeu ae professor me ajudou mt com o trabalho de historia kkkkkk. Eu adiro muito voce

    ResponderExcluir
  35. vlw aii prof° ajudou mt meu prof° de historia ia me daaa 0000

    ResponderExcluir
  36. Me ajudou um bucadinho, eu teria que ler 41 páginas do livro pra fazer a prova, mais agora com esse resumo, eu só vou ler a atividade, ADOREI!!!

    ResponderExcluir
  37. gostei muito assim não vou precisa procurar no livro de geografia

    ResponderExcluir
  38. eu adorei o resumo e achei tudo mt interessante porem eu acho que teria que ser um pouco mais detalhado algumas personalidades como iturbide , Hidalgo e morelos faltaram no texto e em provas geralmente e o que e cobrado mas mesmo assim ajudou muito mesmo vlw

    ResponderExcluir